Segundo avançou o Público, (que citou um estudo da
organização ambientalista Greenpeace), a rede ferroviária portuguesa encolheu
18% entre 1995 e 2018. Este foi a terceira maior diminuição entre o grupo de
países que inclui a União Europeia (UE) a 27, o Reino Unido, Noruega e a Suíça.
Em contraponto com esta queda, a rede rodoviária nacional
cresceu imenso nessa mesma janela cronológica, tendo o estudo da Greenpeace
indicado que entre 1995-2018, a rede de estradas e autoestradas nacionais
cresceu 2.378 km, ou seja, 346%, colocando Portugal também em terceiro lugar
entre os países onde a rede rodoviária mais aumentou, ficando somente atrás de
espanhóis e franceses.
Como resultado óbvio, existiu uma redução significativa no
serviço de transporte de passageiros pela ferrovia em Portugal. Oito linhas
foram encerradas e uma extensão de 460 km de linha foi desactivada, o que levou
a que uma estimativa de 100.000 cidadãos perdesse transporte por comboio.
No plano global europeu, a extensão total da rede ferroviária europeia diminuiu em 6,5% (15.650 km) entre 1995 e 2020.
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