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sábado, 28 de outubro de 2023

A "Contradição": Comboios prejudicados em detrimento dos camiões.

 

Nos transportes, nomeadamente o segmento relacionado com a componente dos transportes rodoviários, possui um peso de aproximadamente 28% dos gases de estufa, e que a meta traçada de redução das emissões é de 45%. No nosso país, um único comboio consegue transportar 450 toneladas de mercadorias.

A nível rodoviário, para a mesma quantidade em matéria de comboio, são necessários 19 camiões, que neste momento é o transporte mais utilizado para as mercadorias. Por cada um desses camiões, são lançados para a atmosfera cerca de 20,37 kg de CO2 por quilómetro percorrido.

No entanto, está previsto para o próximo Orçamento de Estado que o valor das portagens para camiões irá baixar e as taxas de transporte por comboio irão aumentar, o que entra em contradição com a actuação de outros países membros da UE, que irão taxar as mercadorias com elevado peso carbónico, seja na produção seja no transporte, o que faz com que esteja em marcha, o inicio de uma alteração do actual paradigma. 

Um dos responsáveis da Medway, operador privado do segmento ferroviário que conta com uma frota de 69 locomotivas - 35 eléctricas e 34 diesel -, 2917 vagões e terminais logísticos, falou recentemente numa entrevista a um jornal do centro do país que  "os problemas mais urgentes a resolver no transporte de mercadorias por ferrovia em Portugal não se prendem com a bitola ibérica – distância entre carris inferior ao de, praticamente, toda a Europa -, mas com o tamanho das composições, que, devido à pequena dimensão das zonas de cruzamento, permitem 19 carruagens, em vez das 50 no restante continente, implicando mais custos de operação, menor rentabilização e menos mercadoria transportada.", afirmou Frederico Fialho, do departamento de Marketing da Medway.

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