O Governo “concluiu” a operação de saneamento da dívida da CP, que ascendia a 1,8 mil milhões de euros, anunciou o Ministério das Infraestruturas esta terça-feira, num comunicado.
O perdão da dívida vai permitir à transportadora investir na melhoria do serviço, assegura.
O gabinete do ministro João Galamba refere que o despacho que “dá por concluída a operação de saneamento financeiro da CP” foi assinado na segunda-feira. “A CP será compensada pelas devidas subcompensações das obrigações de serviço público entre os anos de 2002 e 2019, de acordo com o previsto no Orçamento do Estado para 2023″, refere o Ministério.
A nota governamental sublinha que “esta operação é indispensável para que a CP tenha capacidade de investir na melhoria, modernização e expansão dos serviços”, permitindo ainda o “acesso ao financiamento para a aquisição de material circulante, em condições equiparadas a qualquer outra empresa”, refere o Executivo.
"Com esta operação, a CP ganha condições efetivas para cumprir as obrigações de serviço público contratualizadas com o Estado e competir no mercado de longo curso, que funciona em regime de concorrência ao abrigo das regras europeias”, acrescenta o comunicado do Ministério das Infraestruturas.
Sem comentários:
Enviar um comentário