O China State Railway Group (China Railway) anunciou que o número de serviços expressos ferroviários China-Europa operados em 2023 atingiu 17.000, um aumento de 6% em relação ao ano anterior. O aumento das viagens de comboio de mercadorias reflecte o aprofundamento da cooperação económica e comercial entre a China e os países parceiros.
Em 2023, 1,9 milhões de unidades equivalentes de vinte pés (TEUs) de contentores foram transportados através do Expresso Ferroviário China-Europa, tornando-o uma importante rota comercial em todo o continente euro-asiático.
Em linha com os princípios da "Belt and Road Initiative" (BRI) de ampla consulta, contribuição conjunta e benefícios partilhados, a China Railway fez progressos significativos com a construção ao longo do Cinturão Económico da Rota da Seda.
A Ferrovia de Alta Velocidade Jacarta-Bandung foi outra das conquistas mais notáveis da China Railway no ano passado. Em 24 de dezembro de 2023, a ferrovia havia transportado mais de um milhão de viagens de passageiros, de acordo com uma joint venture estabelecida pela China Railway e pela Indonésia.
Em 2023, a Ferrovia China-Laos celebrou o seu segundo aniversário, com 4,22 milhões de toneladas de carga transportadas através da ferrovia em 2023, um aumento de 94,91% em relação ao ano anterior, demonstrando o seu papel vital como corredor internacional, de acordo com dados do Costumes de Kunming.
Juntamente com a operação e construção seguras da ferrovia Budapeste-Belgrado, o Expresso Ferroviário China-Europa está a ligar a Europa e a Ásia com comboios de mercadorias, facilitando o comércio no âmbito da BRI.
Além disso, o novo corredor terra-mar ocidental, que liga o oeste da China ao Sudeste Asiático e além, registou um aumento significativo nos serviços ferroviários. Um total de 860.000 TEUs foram enviados através do corredor em 2023, registando um impressionante crescimento anual de 14 por cento.
A China Railway também destacou as contribuições da empresa para o alívio da pobreza e a revitalização rural. O investimento em infraestrutura ferroviária em áreas pobres e remotas, bem como em áreas que saíram da pobreza em 2023, totalizou 407,6 mil milhões de yuans (56,9 mil milhões de dólares). O investimento permitiu que 22 regiões tivessem acesso ao transporte ferroviário, constituindo um marco importante na ligação destas regiões à rede nacional de transportes.
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