Pesquisar neste blogue

domingo, 31 de março de 2024

Governo deixa diplomas para apoio a transporte ferroviário de mercadorias

 

O Governo cessante, liderado por António Costa, deixou ao futuro executivo diplomas para o apoio ao sector do transporte ferroviário de mercadorias, uma iniciativa que ainda se encontra em análise pela Comissão Europeia.

De acordo com o documento "pasta de transição", entretanto divulgada, "no âmbito da escalada dos preços dos combustíveis e da energia elétrica que se repercutia no sector do transporte ferroviário de mercadorias, o Governo avançou com a possibilidade de atribuição de um apoio financeiro extraordinário com vista à mitigação desse aumento de preços".

Este apoio foi lançado em setembro do ano passado, destacou, sendo que "a notificação à Comissão Europeia para efeitos do regime dos auxílios de Estado foi ajustada para se encontrar em linha com o Pacto Ecológico Europeu e as orientações comunitárias sobre os auxílios de Estado às empresas de transporte ferroviário, aguardando-se a decisão da Comissão".

Assim, o Governo cessante "deixa na pasta de transição, prontos a serem aprovados pelo próximo executivo, os projectos de Resolução do Conselho de Ministros e de Decreto-Lei" conformes "ao processo na Comissão, necessários à aprovação do apoio" 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Terceira via sobre o Tejo com parte ferroviária.

O Governo decidiu construir a ponte que fará a terceira travessia do Tejo em Lisboa (TTT) entre Chelas e o Barreiro. A ponte será simultanea...