A ligação ferroviária entre Lisboa e Madrid deve iniciar o seu funcionamento em 2025. Este é, pelo menos, o entendimento da Aliança Ibérica pela Ferrovia, que indica que a Península não deve esperar pela concretização dos grandes investimentos.
O apelo foi feito no passado domingo, após a realização das Jornadas Ibéricas pela Ferrovia, em Lisboa. Segundo comunicado da Associação Zero, que organizou a segunda edição das jornadas, os dois países devem acelerar os planos, tendo em vista o Mundial de Futebol em 2030.
"Numa altura em que os investimentos na alta velocidade ferroviária entre Lisboa e Madrid, e entre Lisboa e Porto, estão plasmados no Plano Ferroviário Nacional e podem e devem ser acelerados tendo em vista a realização do Campeonato Mundial de Futebol da FIFA, agendado para 2030, em Portugal, Espanha e Marrocos, é imperativo que sejam tomadas medidas com o objetivo de tornar os tempos de viagens através da ferrovia competitivos com as viagens aéreas, uma vez que 15% a 20% dos movimentos aéreos de Lisboa e do Porto destinam-se a cidades da Península”, lê-se no documento.
Além disso, a aliança pede que seja feita uma análise aos serviços noturnos e serviços regionais transfronteiriços que foram cancelados e reduzidos nas últimas cinco décadas.
As jornadas apelaram para o facto da criação de serviços poder ser “operacionalizada desde já”, não sendo necessário esperar “pela concretização dos grandes investimentos [do Plano Ferroviário] que, sendo inadiáveis e urgentes, demorarão algum tempo a concretizar-se”, dando o exemplo da “nova travessia ferroviária do Tejo que não ficará pronta antes de 2030”.
A ligação ferroviária entre Lisboa e Madrid deve iniciar o seu funcionamento em 2025. Este é, pelo menos, o entendimento da Aliança Ibérica pela Ferrovia, que indica que a Península não deve esperar pela concretização dos grandes investimentos.
O apelo foi feito este domingo, após a realização das Jornadas Ibéricas pela Ferrovia, em Lisboa. Segundo comunicado da Associação Zero, que organizou a segunda edição das jornadas, os dois países devem acelerar os planos, tendo em vista o Mundial de Futebol em 2030.
"Numa altura em que os investimentos na alta velocidade ferroviária entre Lisboa e Madrid, e entre Lisboa e Porto, estão plasmados no Plano Ferroviário Nacional e podem e devem ser acelerados tendo em vista a realização do Campeonato Mundial de Futebol da FIFA, agendado para 2030, em Portugal, Espanha e Marrocos, é imperativo que sejam tomadas medidas com o objetivo de tornar os tempos de viagens através da ferrovia competitivos com as viagens aéreas, uma vez que 15% a 20% dos movimentos aéreos de Lisboa e do Porto destinam-se a cidades da Península”, lê-se no documento.
Além disso, a aliança pede que seja feita uma análise aos serviços noturnos e serviços regionais transfronteiriços que foram cancelados e reduzidos nas últimas cinco décadas.
As jornadas apelaram para o facto da criação de serviços poder ser “operacionalizada desde já”, não sendo necessário esperar “pela concretização dos grandes investimentos [do Plano Ferroviário] que, sendo inadiáveis e urgentes, demorarão algum tempo a concretizar-se”, dando o exemplo da “nova travessia ferroviária do Tejo que não ficará pronta antes de 2030”.
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