O Governo aprovou a proposta de alargamento do passe
ferroviário nacional aos comboios urbanos, interregionais e intercidades em
determinados trajectos. Até ao final do primeiro semestre de 2024, a medida irá
estar completamente funcional
Desta forma, mais portugueses vão ter acesso ao serviço de
49€. Este título é carregado sempre em cartão CP, tem validade mensal e está à
venda a partir do dia 21 do mês anterior para o qual é válido.
O novo título de transporte entrou em vigor a 1 de agosto,
durante a Jornada Mundial da Juventude. Desde então, pode ser utilizado em
“qualquer comboio regional, independentemente da origem, do destino e do
horário”. Porém, ainda não estavam contempladas todas as modalidades.
Com o alargamento aos comboios urbanos e intercidades, o
passe passa a abranger as rotas Viana do Castelo — Barcelos —Famalicão —Braga;
Famalicão — Trofa — Santo Tirso — Guimarães; Coimbra — Figueira da Foz; Castelo
Branco — Fundão — Covilhã — Guarda; Beja — Casa Branca — Évora e Tunes — Loulé
—Faro.
“Este novo recurso disponibiliza aos cidadãos portugueses a
possibilidade de viajarem, sem limitações de horários ou restrições de períodos
de alta procura, oferecendo assim uma opção de transporte económica e
ambientalmente amigável, permitindo aos titulares do passe uma locomoção
conveniente e flexível em todo o país”, adianta a empresa.
A proposta foi aprovada em novembro de 2022. Porém, só em
fevereiro deste ano é que o Ministério das Infraestruturas se comprometeu a
torná-la numa das “principais prioridades políticas” até ao final do primeiro
semestre.
Além desta projecção, o executivo prevê novos diálogos para a revisão e actualização do contrato de serviço público, compensado a CP pela “pela perda de receita e do aumento do custo operacional em virtude do alargamento do Passe Ferroviário Nacional”, lê-se na proposta.
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