Pesquisar neste blogue

domingo, 28 de janeiro de 2024

Alta velocidade. Iryo interessada em operar em Portugal

 

A empresa ferroviária ítalo-espanhola Iryo quer operar nas linhas de alta velocidade em Portugal, ligando o Porto a Lisboa e Lisboa a Madrid. O interesse foi confirmado pelo presidente da operadora ferroviária.

“Desde o princípio que nos propusemos a ser um operador ibérico”, declarou Simone Gorini, o presidente da Iryo, ao jornal espanhol “elEconomista.es”.

Simone Gorini também manifestou a intenção de continuar a alargar a operação em território espanhol, à medida que mais corredores ferroviários de alta velocidade sejam liberalizados por Espanha. Atualmente, as "flechas vermelhas" da Iryo chegam a Madrid, Barcelona, Sevilha, Málaga, Alicante e Valência.

A intenção da empresa operar em Portugal não é uma completa novidade. Quando a marca foi lançada, em meados de 2022, mostrou desde logo um mapa com os destinos onde ambiciona chegar, com Porto e Lisboa incluídos.

Entre os planos da empresa está a chegada à Galiza. Para isso, precisa de comprar comboios diferentes dos Frecciarossa 1000 (da Hitachi Rail) que usa, já que a linha muda para bitola ibérica a partir de Ourense. A única empresa que atualmente fabrica comboios de bitola variável capazes de circular a 300 km/h é a Talgo, com o modelo Avril que a Renfe vai começar a operar em março.

O interesse da Iryo faz da empresa a potencial quarta interessada na linha de alta velocidade entre Porto e Lisboa. A Iryo é um consórcio que junta a Trenitalia, a companhia aérea Air Nostrum e ainda a Globalvia. A Trenitalia, a operadora ferroviária estatal da Itália, é a principal accionista da Iryo.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Renovação da Linha do Vouga acabada em 2026

A renovação da Linha do Vouga, a única em bitola métrica do país, deverá estar concluída em 2026. As obras visam restabelecer a velocidade n...