A empresa ferroviária ítalo-espanhola Iryo quer operar nas linhas de alta velocidade em Portugal, ligando o Porto a Lisboa e Lisboa a Madrid. O interesse foi confirmado pelo presidente da operadora ferroviária.
“Desde o princípio que nos propusemos a ser um operador ibérico”, declarou Simone Gorini, o presidente da Iryo, ao jornal espanhol “elEconomista.es”.
Simone Gorini também manifestou a intenção de continuar a alargar a operação em território espanhol, à medida que mais corredores ferroviários de alta velocidade sejam liberalizados por Espanha. Atualmente, as "flechas vermelhas" da Iryo chegam a Madrid, Barcelona, Sevilha, Málaga, Alicante e Valência.
A intenção da empresa operar em Portugal não é uma completa novidade. Quando a marca foi lançada, em meados de 2022, mostrou desde logo um mapa com os destinos onde ambiciona chegar, com Porto e Lisboa incluídos.
Entre os planos da empresa está a chegada à Galiza. Para
isso, precisa de comprar comboios diferentes dos Frecciarossa 1000 (da Hitachi
Rail) que usa, já que a linha muda para bitola ibérica a partir de Ourense. A
única empresa que atualmente fabrica comboios de bitola variável capazes de
circular a 300 km/h é a Talgo, com o modelo Avril que a Renfe vai começar a
operar em março.
O interesse da Iryo faz da empresa a potencial quarta
interessada na linha de alta velocidade entre Porto e Lisboa. A Iryo é um
consórcio que junta a Trenitalia, a companhia aérea Air Nostrum e ainda a
Globalvia. A Trenitalia, a operadora ferroviária estatal da Itália, é a
principal accionista da Iryo.
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