O grupo de engenharia austríaco Strabag, operando através da sua subsidiária checa Strabag Rail, está a liderar a extensa renovação e modernização da histórica estação ferroviária de Masaryk, em Praga, na República Checa.
A estação é uma das mais antigas da República Checa e recebe actualmente mais de 40.000 passageiros diariamente. A construção do projecto de 137 milhões de euros – encomendado pela administração ferroviária checa Správa železnic – deverá começar ainda este mês e durar aproximadamente 44 meses.
O âmbito dos trabalhos inclui aumentar o número de vias de acesso às plataformas de sete para nove, adaptar as plataformas existentes para um acesso sem barreiras, renovar cruzamentos, tecnologia de sinalização e linhas aéreas, bem como construir vias de ultrapassagem adicionais.
A peça central do projecto será uma plataforma triangular de aço acima dos trilhos, abrangendo 8.600 m3. Isto servirá como uma ligação pedonal entre as ruas Hybernská e Na Florenci, facilitando o acesso às plataformas e facilitando as transferências para o Metro de Praga e edifícios adjacentes de referência desenhados por Zaha Hadid Architects.
Moritz Freyborn, gestor da divisão Strabag para a República Checa, disse que o complexo projecto apresentaria alguns desafios de engenharia e exigiria a estreita coordenação dos negócios individuais, com as obras a serem realizadas num espaço muito confinado, praticamente sem restrições às operações ferroviárias.
“Estamos ansiosos por demonstrar a nossa experiência técnica e de consultoria neste desafiante projecto histórico na capital checa”, afirmou. O projecto de renovação irá aumentar a capacidade da estação, mas também integrá-la perfeitamente no seu enquadramento urbano.
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