Segundo o despacho, a IP lançou o procedimento pré-contratual para a adaptação da estação de Aveiro à linha de alta velocidade ferroviária, que ligará Lisboa ao Porto, com paragens possíveis em Leiria, Coimbra, Aveiro e Vila Nova de Gaia.
A adaptação terá um custo de 440 mil euros, com encargos previstos de 407 mil euros em 2025, 16.500 em 2026 e 16.500 em 2027. Os valores não gastos podem transitar para os anos seguintes.
O comboio de alta velocidade chegará à actual estação de Aveiro, na Linha do Norte, através de ligações à futura linha de alta velocidade situadas a norte e a sul da cidade.
A linha de alta velocidade vai ligar as duas principais cidades do país, permitindo ligações directas com cerca de uma hora e 15 minutos de duração.
A primeira fase (Porto-Soure) deverá estar pronta em 2030, com possibilidade de ligação à Linha do Norte e encurtando de imediato o tempo de viagem, estando previsto que a segunda fase (Soure-Carregado) se complete em 2032, com ligação a Lisboa posteriormente, assegurada via Linha do Norte.
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