De acordo com os dados prestados pela Comissão Europeia, relacionado com a iniciativa 'Connecting Europe Days', o objectivo prioritário deste mecanismo europeu recai sobre o desenvolvimento da rede transeuropeia de transportes, nomeadamente, para ajudar nos "estrangulamentos transfronteiriços", as ligações tanto a portos como a aeroportos e o desenvolvimento de terminais ferroviários e rodoviários.
No que concerne a Portugal, o apoio serviu para o estudo para a ligação ferroviária de alta velocidade Lisboa-Porto e para a linha ferroviária Évora-Caia. Já num nível global europeu, uma contribuição de 800 milhões de euros para a ligação Lyon-Turim ou a "linha Báltica", com 2.500 milhões de euros.
No total, através deste mecanismo, foram construídos ou modernizados mais de 5.700 quilómetros (km) de linhas ferroviárias, actualizadas mais de 250 estações, melhorada a ligação ferroviária a cerca de 60 portos, 25 terminais ferroviários ou rodoviários e a 20 aeroportos, o que revela uma aposta da revitalização e expansão das linhas ferroviárias.
Sem comentários:
Enviar um comentário